Quinta, 19 DE abril DE 2018 14:43:48

Lula diz não ser ladrão, critica Sérgio Moro e diz que vai provar sua inocência




Publicado em:

8 de
abr

Autor:

Globo.com

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva discursou em cima de um carro de som, em São Bernardo do Campo (SP), neste sábado (7). O petista admitiu que vai se entregar às autoridades, uma vez que há uma ordem de prisão contra ele, mas disparou contra o juiz federal Sérgio Moro, que o condenou. Após o evento, o ex-presidente foi conduzido pela multidão.


Lula disse não estar "acima da Justiça", mas afirmou acreditar numa "Justiça justa". Lula foi condenado a 9 anos e seis meses de prisão por Sérgio Moro, porém, o TRF4 (Tribunal Regional Federal) aumentou essa pena para 12 anos e 1 mês. Milhares de apoiadores de Lula foram até o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo (SP). "Não posso admitir que um procurador, que fez um Power Point, foi para a televisão para dizer que o PT é uma organização criminosa, que nasceu para roubar o Brasil e que o Lula é o chefe", disparou.


Publicidade

Às 16h58, o ex-presidente Lula tentou sair do prédio, mas houve tumulto, os militantes conseguiram impedir a saída do carro e Lula teve que voltar para o prédio. Enquanto isso, um grupo de manifestantes já esperava Lula no Aeroporto de Congonhas, onde o ex-presidente deve embarcar para Curitiba, no Paraná.


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), condenado a 12 anos e 1 mês de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro, foi preso nesta noite em São Bernardo do Campo (SP). Lula era, desde a última quinta-feira (5), alvo de uma ordem de prisão expedida pelo juiz Sérgio Moro. O petista tinha até as 17h desta sexta-feira (6) para se apresentar à Polícia Federal. O prazo foi ignorado por ele, que permaneceu desde a noite de quinta-feira no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo (SP). Lula se entregou por volta de 18h40 neste sábado.


Publicidade

22h30 — Lula chega à Superintendência da PF em Curitiba, onde ficará preso


O helicóptero que transportou Lula do aeroporto Afonso Pena à Superintendência da Polícia Federal em Curitiba acaba de pousar. Lula deve ter algum tempo para falar com seus advogados antes de ser encarcerado na sala especial reservada para ele. O ex-presidente começa, assim, a cumprir a pena de 12 anos e 1 mês a que foi condenado por corrupção e lavagem de dinheiro.


22h20 — Helicóptero com Lula decola rumo à Superintendência da PF em Curitiba


Lula já está a caminho da Superintendência da Polícia Federal em Curitiba. Um helicóptero levando o ex-presidente acaba de decolar do aeroporto Afonso Pena, na vizinha cidade de São José dos Pinhais. Em menos de 10 minutos, deve chegar ao destino, 24 km distante.


22h10 — Lula chega a Curitiba e deve seguir para a prisão na PF


O avião da Polícia Federal que transportou o ex-presidente Lula de São Paulo a São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, acaba de pousar. Lula está no aeroporto Afonso Pena, que fica a 24 km da sede da Polícia Federal, onde ficará preso. O trajeto até a PF deverá ser feito em helicóptero.


Antes de Lula, cinco ex-presidentes da República foram detidos só que por motivações políticas.



Portal: Globo Expresso.Com


Interessantes

Compartilhar